
Um visual sombrio, uma maquilhagem carregada, uma tendência total exagerada para o preto e a pele pálida são algumas das características rapidamente relacionadas a um estilo muito particular e que tem vindo a influenciar a moda ao longo dos anos. Trata-se do estilo gótico e da sua estética sombria e misteriosa que ganha evidência este ano.
Desde o seu auge no século XVIII, com histórias de terror, até as manifestações contemporâneas na literatura, no cinema e, claro está, na cultura pop, o gótico foi sempre associado a roupas dramáticas, estrelas de rock que primavam pela excentricidade e adolescentes irreverentes. Aliás a história deste estilo remete aos Godos - uma tribo do leste da Alemanha que teve importante papel na queda do Império Romano do Ocidente. Durante o Renascimento, este estilo tinha uma conotação pejorativa e, por esse mesmo motivo, a própria arquitectura da Idade Média começou a ser chamada de gótica, uma vez que era considerada pouco refinada para os padrões do Renascimento. Já nos séculos XVIII e XIX, o termo foi usado para designar a literatura de escritores como Edgar Allan Poe e Bram Stoker, que abordavam nos seus trabalhos temas macabros como a morte, monstros e vampiros. Anos mais tarde precisamente na década de setenta, o estilo gótico foi resgatado pelos jovens ingleses que usavam roupas pretas repletas de crucifixos e caveiras e cultivavam a tristeza e a melancolia. Bandas como The Cure, Bauhaus e The Cult ajudaram a tornar este num dos estilos mais populares dos anos 80.
Com o passar dos anos, foram vários os estilistas de renome que encontraram inspiração no estilo gótico.
Diferentemente dos anos 1980, o gótico versão 2009 está mais para castelos do que para cemitérios.Nessa tendência,encontram-se acessórios pesados, peças com toques de alfaiataria,unhas negras e vermelho intenso

Nenhum comentário:
Postar um comentário